(31) 9996-9120 | (31) 9120-7387

 

ranierilima@palestrastandup.com.br

prof.ranieri@gmail.com

Notícias

20/12/2016

Projeto Aprendizados - Ranieri Lima

por Ranieri Lima

thumbsup

 

O PROJETO

Tendo como foco principal a identificação, o Projeto “Aprendizados” visa atingir o maior número possível de COLABORADORES-CRIADORES, uma vez que serão montadas apresentações a partir da realidade de cada história contada pelo público em potencial, garantindo-se obviamente o anonimato da fonte, da seguinte forma:

ETAPA I

Na condição de mineiro nascido e criado no interior, sei que somos desconfiados por natureza, portanto, imagino que serão necessárias várias conversas informais, tipo bate-papo mesmo, até que possamos “quebrar o gelo” e registrar a história mais interessante de cada um.

Nesta fase do projeto, o trabalho é comparecer pessoalmente, em horários pré-definidos, aos locais de trabalho e/ou lazer dos clientes/funcionários da empresa/instituição e após uma breve apresentação da proposta, coletar histórias reais, casos, relatos de qualquer natureza daqueles que quiserem compartilhar algum episódio de suas vidas pessoais onde um grande APRENDIZADO foi adquirido.

Os relatos podem ser engraçados, inusitados, bizarros, cômicos, trágicos, porém, devem ser acima de tudo VERDADEIROS.

ETAPA II

A partir da reunião de vários episódios, serão montadas apresentações personalizadas com uma “coletânea” de casos, utilizando as ferramentas e recursos do gênero stand-up comedy em prol de uma ação social reflexiva e humanitária, onde a plateia poderá de fato se identificar com o que estiver sendo falado no palco.

Ao término da apresentação teríamos uma “moral da história”, ou “das histórias”, melhor dizendo. Assim, garantiríamos não somente uma show leve, agradável e divertido, como também informativo e repleto de “Aprendizados” para a vida toda.

Com o passar do tempo, novos relatos poderiam ser coletados e a dinâmica das apresentações poderia evoluir, contando com momentos de interação com o público, improvisações, sorteio de brindes para aqueles que votarem em qual foi o melhor caso do dia etc.

JUSTIFICATIVA

Dizem que “feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina[1] e “sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância[2].

É, preciso, assim, fazer com que a comédia stand-up atinja seu potencial transformador para melhorar a vida das pessoas, uma vez que se trata de uma arte capaz de unir estes 02 ditados. Além, é claro, de promover um sentimento de união entre aqueles que tiverem vivenciado histórias semelhantes e sequer imaginam ter algo em comum com o colega ao lado.



[1] Cora Coralina

[2] Sócrates